CG Propaganda
A primeira impressão é a que fica
Você sabia que fazemos design de embalagens?
Um design de embalagem moderno e diferenciado pode influenciar nas vendas de seu produto.
Redes sociais
Outras empresas do
Grupo CG Comunicação
 
Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014
IBOPE – CONHECENDO UM POUCO MAIS
Você com certeza já ouviu falar do IBOPE, principalmente nessas ultimas eleições com as pesquisas que foram realizadas. Mas você sabe como funciona esse Instituto?

O IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) foi fundado em 1942 e hoje é a maior empresa privada de pesquisa da América Latina e a 13ª maior do mundo.

O que o IBOPE faz?

Ele fornece um amplo conjunto de informações e estudos sobre mídia, opinião pública, intenção de voto, consumo, marca, comportamento e mercado, no Brasil e em mais 14 países. Em 2012 completou 70 anos de experiência e tem na credibilidade o seu maior patrimônio. Não por acaso, a marca IBOPE está presente nos dicionários como sinônimo de prestígio. 

O comprometimento da empresa com a ética e a qualidade de suas pesquisas é muito grande e em conformidade com a regulamentação da atividade no Brasil e no mundo, o IBOPE segue com rigor os códigos de ética da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) e da Associação Mundial de Profissionais de Pesquisa (Esomar).

No Brasil, adquiriu grande notoriedade pela medição de audiência de TV e pelas pesquisas eleitorais e de opinião pública, contribuindo com o amadurecimento da democracia e dos mercados que atende.

Unidades do Grupo IBOPE:

O IBOPE provem de algumas Unidades de negócios, que são específicas para atender diferentes demandas do mercado, são elas:     
      

1- IBOPE Media:

O IBOPE Media é a unidade de negócios do Grupo IBOPE responsável por prover o mercado com pesquisas sobre o consumo de todos os meios.

Com ampla presença na América Latina, detém a liderança inconteste em medição de audiência no Brasil, onde possui 14 escritórios regionais nas principais capitais. No total, o IBOPE Media atua em 12 países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, além de possuir um escritório comercial em Miami.

O objetivo dessa unidade é abastecer o mercado com softwares de gestão de mídia, atendendo desde a fase de planejamento até a mensuração dos resultados, com simulações do alcance e frequência de uma campanha, além de dados da audiência de diferentes meios, investimento publicitário, segmentação da população e hábitos e atitudes de consumo.

Uma vez por ano, a auditoria da Ernst &Young atesta a qualidade do serviço de medição de audiência de TV. A auditoria é contratada por uma parceria da Associação Brasileira das Agências de Publicidade com as emissoras brasileiras de TV aberta.

Além do mais o IBOPE possuí uma parceria com as duas maiores empresas globais de pesquisa de mercado, Kantar Group e Nielsen Company.

2-IBOPE Inteligência:

Essa segunda unidade tem como objetivo observar, descrever, medir e monitorar o comportamento dos latino-americanos, ajudando seus clientes a desenvolver relações cada vez mais proveitosas e sustentáveis com seus clientes, consumidores, cidadãos, com toda a sociedade. 

Dentro do IBOPE Inteligência existem outras sete unidades de negócios, as quais são:

Consumo | Serviços
Otimização de investimento em informação e buscam por inovação nas indústrias de alimentos e bebidas, higiene e beleza, companhias aéreas, instituições financeiras, tecnologia e telecomunicações, fast food e varejo.

Opinião pública e política 
Medir as expectativas e a percepção da população sobre diferentes temas sociais, econômicos, políticos e de comunicação.

Geonegócios
Especialistas em estudos de potencial de mercado que utilizam metodologias de análise exclusivas, aplicadas para redes varejistas, setor imobiliário e shopping centers.

IBOPE DTM
Empresa de marketing científico que integra dados para elaboração e implementação de estratégias de marketing e sistemas de tomada de decisão. Definição de estratégias de marketing de relacionamento com foco em fidelização, retenção e recuperação dos consumidores.
IBOPE Dados
Unidade especializada no serviço de coleta, recrutamento para pesquisas qualitativas e processamento de dados. Oferecem pesquisas face a face e telefônica aos clientes que procuram estrutura confiável de coleta, abrangência, agilidade e precisão. 

CONECTA
É a plataforma web do IBOPE Inteligência. Fusão da pesquisa online, tecnologia para gestão de painéis online – CONECTAí – e soluções interativas e inovadoras para alavancar campanhas de marketing digital.
Internacional
Possuem estrutura regional, sediada na Argentina, preparada para atender a demandas de pesquisa em toda a América Latina.
 
3-IBOPE Ambiental:

É a unidade de negócios que trabalha com certificação de projetos e inventários de gases de efeito estufa, consultoria em gestão de emissões, sustentabilidade e serviços ecossistêmicos, além de apoio ao licenciamento ambiental de grandes projetos.

É a primeira e única empresa do Brasil acreditada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a certificar projetos de crédito de carbono no âmbito do Protocolo de Kyoto.

O IBOPE ainda possuí uma unidade de investimento social, o Instituto Paulo Montenegro. Que é uma organização sem fins lucrativos que tem com objetivo de contribuir com a qualidade do ensino no Brasil e em todos os países onde a empresa atua, disseminando práticas educacionais inovadoras e estimulando a mobilização social. 

Nesse instituto podemos contar com o INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), que mensura os níveis de alfabetismo funcional da população adulta brasileira, avaliando as suas habilidades e práticas de leitura, escrita e realizar cálculos aplicados ao seu cotidiano. Seus principais objetivos são fomentar o debate público, estimular iniciativas da sociedade civil e subsidiar a formulação de políticas públicas.

Com o Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) o objetivo é disseminar o uso da pesquisa de opinião como ferramenta pedagógica na rede pública de ensino.

E por fim com o Programa PerguntAção que utiliza consultas participativas de opinião que têm como objetivo fortalecer a articulação de diferentes grupos sociais para promover ações que transformem sua realidade local.

Hoje, as unidades de negócios do IBOPE provêm seus clientes com toda e qualquer informação para a tomada de decisões. Dessa forma seua maior vocação é oferecer conhecimento estratégico, muito além da mera geração de dados.
 
Por: Redação
©2024 - CG Propaganda - Indaiatuba - SP - Brasil